O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Instruções para Autores

1. Os trabalhos devem ser redigidos em português no formato Word, em Times New Roman, corpo de letra 12 e um espaço e meio. A formatação deverá cumprir as regras da APA. Os artigos e estudos de casos podem ter a extensão máxima de 40 mil caracteres, incluindo espaços, resumos, palavras-chave, afiliação, figuras, tabelas e gráficos, notas, agradecimentos e referências bibliográficas. Aceitam-se também contribuições em inglês e espanhol.
2. Em todas as propostas deverão constar a afiliação (no máximo de 4 linhas) dos autores, em português e inglês, i.e., enquadramento institucional, e-mail e morada para envio de correspondência.
3. Os trabalhos têm de incluir, para além do tí­tulo em português e inglês, o resumo em português e o abstract em inglês, cada um com não mais de 1000 caracteres. O resumo/abstract deve expor o objetivo do trabalho, a metodologia seguida no mesmo, os resultados obtidos e as conclusões apresentadas.
4. A seguir ao resumo e abstract, é indispensável a indicação das palavras-chave e keywords, respetivamente, representativas do trabalho (no máximo de 5).
5. Os trabalhos devem ser ordenados da seguinte forma: página com o título em português e inglês, nomes, e-mails e afiliação dos autores em português e inglês, resumo/abstract, palavras-chave/keywords, desenvolvimento (conteúdo), notas e agradecimentos, referências bibliográficas e anexos (só se imprescindí­vel). As tabelas e figuras devem estar numeradas sequencialmente.
6. As referências bibliográficas apresentadas devem ser integradas no texto de acordo com as regras da APA (6.ª ed.), segundo o sistema «apelido, data» (i.e., Nunes, 2016). Em caso de citações directas, deve acrescentar-se o número da(s) página(s) (i.e., Como é referido por Gomes (1995, p. 62) "a gestão...".
7. A lista de referências bibliográficas, obrigatória e a incluir no final do texto, será organizada alfabeticamente e deverá obedecer ao formato das regras da APA (6.ª ed.). Exemplos:
Livro: Strunk, W., Jr. & White, E. B. (1979). The guide to everything and then some more stuff. New York, NY: Macmillan.
Capí­tulo de livro: Bergquist, J. M. (1992). German Americans. In J. D. Buenker & L. A. Ratner (Eds.), Multiculturalism in the United States: A comparative guide to acculturation and ethnicity (pp. 53-76). New York, NY: Greenwood.
Artigo com DOI: Paivio, A. (1975). Perceptual comparisons through the mind's eye. Memory & Cognition, 3, 635-647. doi:10.1037/0278-6133.24.2.225
Artigo sem DOI: Becker, L. J. & Seligman, C. (1981). Welcome to the energy crisis. Journal of Social Issues, 37(2), 1-7.
8. A publicação dependerá do processo de blind referee (avaliação anónima) de pelo menos dois (double) especialistas na área respetiva, membros do Conselho de Revisão da Revista. Os Diretores e os Coordenadores Editoriais reservam-se o direito de não publicar os originais a que o Conselho de Revisão não atribua ní­vel adequado ou que não obedeçam às normas aqui referidas. Os autores serão avisados da sua publicação num prazo estimado de três a seis meses. Poderão ser sugeridas pistas para o aperfeiçoamento dos trabalhos. Em cada trabalho serão indicadas as datas de receção e de aceitação.
9. Os originais aceites para publicação ficam propriedade editorial da Superavit. Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos só pode ser efetuada após autorização escrita dos Diretores ou Coordenadores Editoriais e requerem referência à Superavit. Os autores receberão gratuitamente um exemplar do número da Superavit em que for publicado o seu trabalho.
10. Os manuscritos em formato Word devem ser submetidos on-line na página da Superavit.